Como sabemos, as doenças físicas são reflexos das perturbações emocionais que abalam fortemente a estrutura energética dos corpos sutis, gerando, após anos e anos de desequilíbrio, os padrões anormais de desenvolvimento e crescimento celular. As doenças irão se manifestar no corpo físico depois que esses desequilíbrios já tiverem se cristalizado na estrutura dos corpos sutis.
É sabido, porém, que doses terapêuticas de energias de frequências superiores, conseguem corrigir essas disfunções já enraizadas, gerando um novo padrão energético mais saudável e equilibrado. As essências florais atuam exatamente dessa forma, banhando as energias deletérias impregnadas pelas emoções em desordem, desbloqueando os nós energéticos e restaurando a emoção e os corpos sutis para um padrão energético mais elevado. Os preparados vibracionais, como os Florais, contêm energias de alta frequência.
Atualmente existem inúmeros sistemas que utilizam flores e até mesmo minerais em suas formulações. Primeiramente destaca-se o pioneiro na criação dessa técnica de tratamento vibracional, Dr. Bach, médico inglês, pesquisador, e acima de tudo, um ser humano carregado de amor pelos seus semelhantes, que desenvolveu a técnica deixando-nos um legado precioso. Os preparados do Dr. Bach são utilizados com enorme sucesso pelo mundo a fora.
Como não poderia deixar de ser, outros pesquisadores começaram a desenvolver seus próprios sistemas utilizando flores de suas regiões e expandindo o trabalho iniciado pelo Dr. Bach. Vale lembrar que todo sistema é único e completo em si mesmo. As 38 formulações dos florais de Bach abrangem todas os padrões de desequilíbrio do ser humano, bastando que o terapeuta que a utilize, tenha a sensibilidade suficiente para perceber as nuances de cada floral e suas variadas indicações.